Feng Shui, que significa vento e água, é uma técnica que ajuda a harmonizar o ambiente de forma energética, é uma arte milenar chinesa e existe há mais de 4 mil anos.
A referência à água e ao vento é simbólica, a jornalista americana Sarah Bartlett, no livro “Feng Shui e o Amor”, afirma que estes elementos representam esta energia, (que é uma energia que ajuda a modificar a natureza com a sua ação), e que atuavam sobre as montanhas e toda paisagem.
A ideia era simples, no seu surgimento, os antigos mestres chineses observavam quais eram os efeitos ao escolherem uma localização para as suas casas e plantações, se era um efeito positivo ou negativo.
Cada região da china interpretava de uma maneira diferente, por questões culturais de cada região, por isso, existem várias vertentes do Feng Shui.
Somos influenciados pelos locais que frequentamos
Feng Shui não se trata de decoração de interiores, mas na disposição de móveis, objetos, plantas e da própria casa, que harmonizam com o ambiente, energeticamente falando. Dependendo da decoração do ambiente e a disposição destes móveis e objetos, estes, podem transmitir e influenciar sensações diversas, como: alegria, paz, equilíbrio, agitação, irritação, ansiedade, etc.
O Feng Shui, assim como a natureza, está baseado nos cinco elementos: terra, ar, fogo, água e madeira., que para os antigos chineses, representavam um ciclo de início e fim, criação e destruição.
Resumindo, o Feng Shui basicamente ajuda a alinhar um espaço às forças da natureza.
Baguá
O Baguá, que significa 8 trigramas, e possui três linhas quebradas (Yin) ou inteiras (Yang), é como um mapa energético ou uma bússola, que ajuda a identificar áreas do ambiente que precisa ser harmonizado e também para fortalecer estas áreas.
Ele é dividido em:
– Trabalho
– Espiritualidade
– Família
– Prosperidade
– Sucesso
– Relacionamentos
– Criatividade
– Amigos
– E Saúde no centro
O centro é considerado o mais importante, afinal, sem saúde não conseguimos fazer nada, não é mesmo?
Esta área afeta todas as outras áreas da nossa vida, por isso deve sempre ser prioridade.
As linhas do Baguá
Estas linhas representam a dualidade em cada um, (Yin/Yang). Elenir Honorato, em sua tese de pós graduação, publicado em 2005, explica que as linhas do meio simbolizam a união do firmamento e da criação, que dão origem às quatro estações e aos pontos cardeais do compasso. As linhas inferiores representam as pessoas. As oito trigramas são a base dos 64 hexagramas, que compõem o I Ching, outra prática chinesa.
Aplicação do Baguá no Feng Shui
Para utilizar o Baguá, você precisa primeiro imprimir a planta da sua casa, na qual você possa visualizar os cômodos, após isso, imprima uma imagem do Baguá e coloque no centro da sua casa.
Alguns pontos importantes:
Trabalho (negócios) – deve ficar apontado para a porta principal de entrada da casa.
Você também pode pendurar o seu Baguá na porta de entrada da sua casa, do lado de fora, acima da viga superior da porta.
7 Dicas para harmonizar o seu ambiente de trabalho
Photo by Toa Heftiba on Unsplash
- Mesa de trabalho
É o item principal de um escritório e deve estar em frente à porta principal, mas não totalmente alinhado, pois a energia vem direto pra você, podendo até gerar um desgaste de energia. Com vista para a porta, você tem total visibilidade de quem entra. Se você tiver uma janela que mostra uma paisagem bonita, melhor ainda.
É importante que o local seja bem iluminado, de preferência, com luz natural.
Simboliza a abertura/entrada de oportunidades.
Não é indicado que a mesa esteja de frente para a parede, pois limita sua visão, podendo interferir na sua criatividade.
No sentido horário da sua mesa, tenha no centro da parte superior, seus cartões de visita e placas de identificação, isso significa fama e reputação.
- CORES
Depende de como você quer utilizar o espaço, se você busca por criatividade, um ambiente colorido ajuda a estimular, porém, muitas cores também podem gerar ansiedade.
Algumas cores são melhores para certos tipos de ambientes do que outros:
Azul ou verde: para o ambiente, estimulam a calma. (cores propícias para áreas relacionadas à saúde);
Amarelo ou roxo: para o ambiente, estimulam a criatividade. (utilizado em empresas de marketing, tecnologia);
Preto: mesas com esta cor, estimulam a concentração;
Branco ou cinza: mesas com estas cores ajudam a energizar a mente, porém, drenam muito sua energia;
Marrom: para as mesas, não ajuda a ativar a mente, porém, trazem sensação de conforto.
- OBJETOS
Não acumule muitos objetos em cima da mesa, pois isso estagna toda a energia, dificultando que a energia possa fluir e também impede a entrada de boas energias.
O ideal é que ao final do dia, você separe as tarefas concluídas das que precisam ser feitas, tudo ordenado e separado. Arquive e digitalize os documentos que você não vai mais utilizar, para liberar espaço, separe pastas por assuntos, utilize cores para classifica-las e limpe suas gavetas toda semana.
- PLANTAS
Utilize plantas no seu ambiente. Folhas redondas são indicadas para estar ao lado do computador, pois absorvem a energia dos eletrônicos.
O Feng Shui utiliza muito as plantas, pois elas são ótimas para absorver energia negativa e purificam o ar.
- FORMAS
O Feng Shui trabalha com formas arredondadas e suaves. Evite ângulos e cantos afiados, pontiagudos.
Mesa quadrada pode estagnar a energia, já a redonda ajuda a energia a se movimentar. Mesas com a frente aberta ajuda a estabelecer conexão e proximidade.
- ATIVANDO SUA ÁREA PROFISSIONAL
Procure inserir objetos, fotos que te ajudem a manter o seu foco. Por exemplo, se você trabalha em uma rede de supermercados, coloque uma miniatura de um carrinho de compras, se você trabalha na área de finanças, coloque um cifrão, se deseja comprar mais veículos para o seu negócio, compre um carro em miniatura. O importante é ter objetos que façam ligação com o seu trabalho/desejo para que você olhe e se inspire todos os dias.
- ESPELHOS
O feng Shui trabalha muito com espelhos, pois eles dão a sensação de ampliação no ambiente.
No próximo artigo, vou falar como organizar sua casa, na disposição dos móveis, objetos e outras dicas, como cristais.
Até lá! Com carinho,