Você já ouviu falar em Yogaterapia? Sabe de que forma ela se diferencia de uma aula de Yoga regular?
Hoje vamos te contar um pouquinho mais sobre esta prática.
O que é Yogaterapia
Embora toda prática de Yoga seja potencialmente terapêutica e curativa, a Yogaterapia é a aplicação específica das ferramentas do Yoga, isto é, posturas, exercícios de respiração e técnicas de meditação, para atender às necessidades físicas, mentais e emocionais particulares de uma pessoa.
Em outras palavras, a Yogaterapia visa auxiliar no tratamento de uma determinada condição de saúde, bem como proporcionar o bem-estar integral do praticante.
Diferentemente de uma prática de Yoga convencional, feita com diversos alunos, a Yogaterapia é feita individualmente, com um professor e um aluno.
Por exemplo, para uma pessoa que sente dores, ou que tem uma hérnia de disco na região lombar, o terapeuta indicará posturas específicas que desenvolvam a mobilidade, o alongamento e o fortalecimento desta região.
No caso de um paciente lidando com stress pós traumático, ele provavelmente conduzirá a prática visando regular a ação do sistema nervoso e distensionar o corpo.
A Yogaterapia nos ensina a sentir e compreender nosso organismo como um todo – sensações físicas, respiração, pensamentos e emoções.
Como funciona?
Em um primeiro momento, o professor buscará compreender e conhecer as questões particulares de seu aluno.
Feito isso, constrói-se um plano de ação para as sessões de Yogaterapia e, além disso, o terapeuta indicará práticas de Yoga viáveis para o aluno implementar em sua rotina.
Isto é bacana porque fornece ao aluno diversas habilidades, conhecimentos e maior autonomia para se autoajudar.
Aplicações
A Yogaterapia pode ser uma grande aliada no tratamento de diversas condições, tais como:
- Mialgia;
- Depressão;
- Ansiedade ou crises de pânico;
- Dores articulares;
- Déficit de atenção;
- Alcoolismo;
- Stress pós traumático.
Benefícios da Yogaterapia
- Autopercepção
Durante a prática exercitamos a habilidade de concentração simultânea no corpo e na mente. Assim, naturalmente, desenvolvemos maior autoconsciência (dentro e fora da prática) sobre nossos estados de tensão.
Isso nos possibilidade viver de forma mais ativa do que reativa. Em outras palavras, aprendemos a responder ao stress de forma mais consciente do que inconsciente.
- Gentileza
A gentileza é um dos princípios fundamentais do Yoga e ao longo na nossa jornada, seremos sempre encorajados a cultivar uma atitude mais gentil tanto com nós mesmos, quanto com os demais.
Desenvolver a qualidade da gentileza traz amplas (e boas) mudanças para nossas vidas – nos tornamos capazes nos compreender e acolher mais, melhoramos a qualidade do nosso discurso interno e cultivamos relacionamentos mais saudáveis.
- Saúde física
A Yogaterapia não deixa de ser uma atividade física – aliás, muito completa. Afinal, desenvolvemos tanto a mobilidade, quanto alongamento e ganho de força.
Movimentar o corpo melhora a nossa disposição e a saúde e funcionamento dos nossos órgãos.
- Redução de estresse
Nós sabemos que dor (ou a nossa percepção da dor) e o estresse estão sempre relacionados. Quanto mais nervosos ficamos, mais dor sentimos. E sobre este aspecto, a Yogaterapia é incrivelmente benéfica, pois as meditações e exercícios respiratórios têm, efetivamente, um poder calmante sobre o organismo.
Por fim
Vale dizer que além de todos os benefícios mencionados acima, a Yogaterapia nos ensina a viver de forma mais presente. Ela nos encoraja a experenciar o que quer que esteja acontecendo. Ela nos ensina a responder às situações com mais sabedoria.
E o cultivo dessas práticas inevitavelmente trará boas transformações para nossos corpos e para nossas vidas.
***Caso queira saber um pouco mais sobre os benefícios que o Yoga traz, leita este artigo.