Série tratamentos e terapias – o que é Shiatsu e seus benefícios

Leitura: 3 min

Olá, tudo bem com vocês? Continuando a série tratamentos e terapias, hoje, vamos falar da técnica Shiatsu, você já ouviu falar?

O Shiatsu, que também vem do oriente, é uma mistura de várias técnicas, como a massagem, acupuntura, fisioterapia e quiropraxia, além de outras técnicas chinesas mais antigas.

A palavra Shiatsu, é de origem japonesa e significa: atsu = pressão, shi = dedos. Ou seja, consiste em estimular o funcionamento dos órgãos, melhorar a circulação, através da pressão dos dedos, em várias regiões do corpo.

Surgimento

Esta técnica é derivada de uma outra técnica, chamada “Tao Yin”, que existe há mais de dois mil anos, e contém vários exercícios, como: meditação, técnica de respiração massagem e exercícios físicos.

Com o passar do tempo, tratamentos abdominais e diagnósticos foram inseridos, mais exatamente no século VI, pelos japoneses.

A técnica como é conhecida hoje, surgiu no início do século XX, quando Tamai Tempaku, terapeuta japonês, inseriu conhecimentos mais modernos de fisiologia e anatomia. Inicialmente, foi denominada “Shiatsu Ryoho”, depois, “Shiatsu Ho”, até ficar apenas com Shiatsu.

No ano de 1964, o governo japonês reconheceu a prática como terapia independente.

Benefícios

Assim como as terapias holísticas, falamos um pouco sobre terapia holística no artigo sobre Radiestesia, o foco do Shiatsu é na saúde e não na doença.

O foco é equilibrar o funcionamento dos órgãos, ativando sua energia, fortalecer a resistência do organismo e tratar problemas emocionais, físicos ou psicológicos.

É ideal para:

  • Sinusite
  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Dores de cabeça / enxaqueca
  • Dores na coluna
  • Baixa autoestima, depressão
  • Problemas respiratórios
  • Tensão muscular
  • Artrite
  • Tosse
  • Insônia
  • Reduz stress
  • Reduz ansiedade

Além disso tudo, a prática reequilibra toda a energia do corpo, ajudando a melhorar a qualidade de vida, aumentando o bem estar e até ajudando na postura física.

Existe contraindicação?

Sim, pessoas que estão em tratamento para viroses, infecções, fraturas, varizes e doenças contagiosas. Também não deve ser aplicado em grávidas nos primeiros três meses de gestação. E pacientes submetidos a quimioterapia também não é indicado.

A aplicação também não é indicada para clientes com feridas, cicatrizes recentes, áreas inflamadas, hérnia de disco ou espondilite anquilosante.

Energia Vital “Ki”

Essa energia Ki, de acordo com a medicina oriental, percorre o nosso corpo de cima para baixo e de baixo para cima, percorrendo os 12 meridianos. O Ki está em todo o universo e flui em nosso corpo.

No livro “Shiatsu facial: a arte do rejuvenescimento”, de Aridinéa Vacchiano, para o Ki estar em equilíbrio, na bipolaridade Yin e Yang,  é preciso que flua harmoniosamente nos canais, regularizando as transformações e mutações dos elementos da natureza (fogo, terra, água, metal, madeira), onde a Medicina Tradicional Chinesa se baseia. Tudo isso é conseguido através do Shiatsu, Anma e outras técnicas orientais.

Os dedos, ao pressionarem o corpo, tem como objetivo, pressionar estes meridianos para equilibrar a energia vital ki. Quando esta energia está bloqueada, é chamada de “Kyo”, e quando está acumulada, e chamada de “Jitsu”.

Existe aproximadamente cerca de 365 pontos de pressão no corpo humano, chamados de “tsubos”.

Os 12 meridianos pares:

  1. Pulmões
  2. Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
  3. Coração
  4. Intestino Delgado
  5. Triplo-Aquecedor
  6. Intestino Grosso e Fino
  7. Baço-Pâncreas
  8. Fígado
  9. Rins
  10. Bexiga
  11. Vesícula Biliar
  12. Estômago

Efeitos

Algumas pessoas podem sentir alguns desconfortos, como cansaço e fraquezas após a sessão, dor de cabeça, rigidez nos músculos, diarreia, frio, vontade de urinar com mais frequência, porém, são sintomas passageiros, passando após 2 horas. Aconselha-se tomar água, descanso e manter-se agasalhado.

Sessões

As sessões duram em torno de 1 hora. A pessoa deve ir com uma roupa larga e confortável (diferente de outras técnicas de massagem, em que a pessoa precisa estar sem roupas). Procure não comer comidas muito pesadas e ingerir bebida alcóolica duas horas antes do tratamento.
a técnica é aplicada em um tapete específico.

Lembrando que Shiatsu é bem mais completo do que uma massagem tradicional, pois o terapeuta trabalha com a energia por completo.

Existem vários artigos e estudos em torno desta técnica, uma dissertação de mestrado, publicada por Roberto M. Yamada em 2002, procurou estudar a utilização da técnica como instrumento complementar para a redução da fadiga física dos trabalhadores de enfermagem.

Podemos observar o quanto esta técnica é utilizada em vários sentidos, não é mesmo?

Você já conhecia esta técnica? Nos conte sobre a sua experiência nos comentários!

Até a próxima,

Om Joyhttps://www.omjoy.com.br/

Fonte consultada:

VACCHIANO, Aridinéa. Shiatsu facial: a arte do rejuvenescimento. 6. Ed. São Paulo: Ground, 2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram