Cromoterapia, a terapia das cores

Leitura: 4 min

Você sente conexão com as cores? Quando você veste branco, ou acende uma luz verde, o que você sente?

Cromoterapia é uma terapia que se utiliza das cores e que busca tratar e curar o seu físico e o seu emocional.

Ela vai atuar nos seus chakras ou em algum órgão do corpo. Os nossos 7 principais chakras possuem uma cor específica para cada um também:

  • O Primeiro Chakra – Chakra Raiz – cor vermelho. Esta cor promove um sentimento de estar aterrado e conectado com a terra.
  • O Segundo chakra – Chakra Sacro – cor laranja. É uma cor criativa, que faz você se sentir confiante e sensual.
  • O terceiro chakra – Chakra do Plexo solar – cor amarelo. Esta cor dá uma sensação de coragem, autoestima, alegria, concentração.
  • O quarto chakra – Chakra Cardíaco. Cor verde. É a cor da saúde, nos remete a sentimentos de compaixão, bondade, amor e boa saúde. O ano de 2020 é o ano do Arcanjo Rafael e sua cor é o verde.
  • O quinto chakra – Chakra Laríngeo. Cor azul. Uma cor que transmite inteligência, lógica e comunicação.
  • O sexto chakra – chakra do Terceiro Olho. Cor azul Anil. É uma cor que traz e remete pensamentos e sentimentos de energia psíquica, autoconsciência e paz.
  • O sétimo chakra – chakra coronário. Cor Violeta e Branco. traz à mente pensamentos e sentimentos de felicidade, singularidade e meditação. As duas cores juntas fazem com que você se sinta evoluído.

Mas o que seria a cor, então?

A cor é uma energia, onde cada uma vibra em uma informação diferente, lembrando que Informação é a mesma coisa que energia. Como você viu acima, em relação aos chakras, cada cor transmite uma ideia, ou seja, uma energia, essa energia vibra em uma determinada frequência.

A concentração de uma cor específica também ajuda na vibração desta energia. Você pode visualizar a cor que você deseja durante suas práticas de meditação, por exemplo.

Não sabemos ao certo a origem da cromoterapia, o que sabemos, é que o tratamento de várias doenças através das cores vem sendo feito pelos povos da antiguidade dede 2500 a.C, pelos indianos, chineses e gregos. Eles utilizavam tanto as cores das flores como das pedras preciosas.

E como funciona?

Funciona assim, é utilizado as sete cores do arco-íris, que são: amarelo, laranja, azul, índigo, verde, violeta ou lilás e vermelho. O rosa também é utilizado. Lembrando que a absorção das cores não são feitas apenas pela visão, mas todo o corpo tem a capacidade de receber os efeitos e perceber as propriedades energéticas.

A seguir, vamos ver mais detalhadamente o significado das cores:

  • Amarelo –age sobre a mente, ajuda no raciocínio e bloqueia os pensamentos obsessivos. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade;
  • Vermelho – eleva a pressão sanguínea, e produz hiperatividade, é uma cor intensa e estimulante, é indicada para afastar a depressão e o desânimo. Também é a cor das paixões, conquistas e sexualidade.
  • Laranja – é uma cor restauradora e regeneradora, ajudando na recuperação emocional. No livro “Manual da reflexologia e cromoterapia”, a autora Pauline Wills fala sobre Theo Gimbel, um pesquisador do assunto, que descobriu que o laranja combatia a tristeza, substituindo por uma sensação de alegria e felicidade.
  • Verde – é uma cor que traz calma e equilíbrio. O verde tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma. É a única cor que não possui nenhuma contraindicação, bonito, não é?
  • Violeta ou lilás – é uma cor com viés espiritual e místico, ajudando quem está desequilibrado emocionalmente e descrente. Quando usada em casa, ela limpa e isola os ambientes da má vibração;
  • Azul – Reduz a pressão sanguínea, trazendo paciência, serenidade, relaxamento, ajudando a tranquilizar o corpo e a mente. A autora Pauline Wills também fala que a cor turquesa ajuda a fortalecer o sistema imunológico e reduzir as inflamações.
  • Índigo – ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação de ambientes;
  • Rosa – traz afeto, amor e união. Ajuda também a equilibrar os relacionamentos pessoais e profissionais.

A Aura

A autora Pauline Wills também fala sobre a aura em seu livro, isso, porque a aura também possui cores e estas cores mudam de acordo com o estado de espírito da pessoa.  De acordo com Pauline, a aura é preenchida por padrões de energia que determinam a saúde das pessoas, as doenças se manifestam primeiro neste campo e depois se manifesta no corpo físico.

Como funciona o tratamento

A cromoterapia funciona assim, é utilizado aparelhos que emitem luz de diferentes cores, sendo que essa luz pode ser emitida diretamente na pele ou a pessoa pode ficar em contato com a luz dentro de uma sala fechada, podendo estar deitada ou sentada. Existem câmaras também, igual aquelas de bronzeamento, mas que emitem as luzes.

Benefícios

A seguir, alguns benefícios desta terapia com cores:

  • Melhora do bem-estar físico e mental;
  • Estimulação do Sistema Nervoso Central;
  • Diminuição dos transtornos do sono;
  • Diminuição do cansaço físico;
  • Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  • Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica.

Alguns cuidados

Procure sempre um profissional capacitado, pois esta pessoa deverá entender muito bem do que está fazendo, por exemplo, uma pessoa ansiosa não pode receber luz quente por exemplo, pois isso só vai intensificar.

As cores estão presentes em tudo, desde a nossa aura, chakras, até campanhas publicitárias, pois elas possuem um campo informacional, utilize elas ao seu favor. Tenha lâmpadas que emitem uma cor que você sente que precisa, por exemplo, é mais ansioso? Pinte uma parte da parede do seu quarto de azul, compre uma lâmpada azul e assim por diante.

Comenta aqui sua relação com as cores!

Até a próxima,

Om Joy

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram