“Ao cultivar a nobreza do meu coração, acolho os desafios com mais coragem e leveza.”
Literalmente Vasishtha significa o “mais rico, melhor“, todavia o nome dessa postura tem a ver com o sábio Vasishtha que foi guru do príncipe Rama e de seus irmãos. O encontro entre Vasishtha e o príncipe pode ser conhecida através do texto Yoga Vasishtha no qual o sábio ensina sobre a real natureza da unidade. Um dos enfoques desse texto é sobre o reconhecimento da natureza ilusória da criação e da realidade relativa da vida cotidiana baseada na polaridade.
O centro do ensinamento dessa obra baseia-se, então, na existência de apenas uma realidade na qual todo o universo é uma ilusão. Nesse contexto não existe a multiplicidade, tampouco existe diferença entre o sujeito e o objeto, existindo, portanto, apenas uma única realidade, uma Unidade. Dessa forma o ásana nos convida a enxergar com os “olhos do coração” a unidade da vida para além das aparências do mundo manifestado dos desafios enfrentados.
Esse é um ásana de equilíbrio que, apesar de ser considerado básico, pode ser muito desafiador para os iniciantes, uma vez que trabalha o corpo inteiro e exige um certo grau de equilíbrio e concentração.
Abaixo as principais ativações para executar a postura de forma correta e segura:
Benefícios:
- Tonifica a parte superior do corpo
- Cria estabilidade pélvica e escapular
- Fortalece os braços, pernas e a parede abdominal
- Desenvolve sensação de equilíbrio e melhora a concentração
- Trabalha os músculos das costas, especialmente a área lombar
- Alonga e fortalece os punhos
Contra-Indicações e Cuidados:
- Pessoas com problema nos punhos, ombros ou cotovelos devem evitar a postura ou procurar auxílio de um profissional capacitado para fazer as devidas adaptações
- Caso haja desconforto no pescoço, recomenda-se manter a cabeça em posição neutra olhando para frente ao invés de para cima
Posturas Preparatórias / Complementares
- Adho Mukha Svanasana (Cachorro Olhando para Baixo)
- Ardha Chandrasana (Meia Lua)
- Postura da Prancha
- Prasarita Padottanasana (Alongamento Intenso com os Pés Afastados)
- Supta Padangusthasana
- Supta Virasana (Herói Reclinado)
Essa postura convida-nos a expandir as fronteiras do coração sutil, a mudar nossa perspectiva de uma realidade de sofrimento e limitação para a infinita felicidade do momento presente. Nessa visão de unidade você desperta o coração nobre que é capaz de enfrentar os desafios do dia a dia com mais confiança e leveza.
Até a próxima,