Você sabe como funciona um automóvel e o que é preciso para ele andar?
Basicamente é através do motor, que vai gerar energia para que o carro possa se movimentar e, para criar esta energia, o motor precisa de combustível.
Nós somos o carro, nossa energia vital é o combustível e o motor, os nossos chakras.
Conceitos básicos
Para entendermos a relação dos Chakras com o Yoga, precisamos inicialmente entender alguns conceitos básicos dos chakras, como eles funcionam e o seu papel nos seres humanos.
Os Chakras são centros de energia que ajudam a equilibrar os corpos mentais, físicos e energéticos. A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda de luz”.
Nossas células são nutridas por energia vital e essa energia precisa ser constantemente atualizada, ou seja, receber e liberar energia, como um ciclo, e é através dos Chakras que estas energias são renovadas.
Não se sabe ao certo quantos Chakras temos, no Veda (uma das escrituras sagradas mais antigas e referentes ao hinduísmo) é mencionado que possuímos cerca de 32 Chakras, enquanto outros consideram a existência do dobro, mas sabe-se que para cada célula, existem um chakra que está atuando sobre ela, movimentando energia, porém, iremos trabalhar aqui com os 7 principais, de conhecimento geral.
Uma curiosidade, você sabia que os cachorros e os gatos possuem um chakra a mais, totalizando 8. Sua cor é o preto e está localizado na área dos ombros, de cada lado, é onde todos os outros chakras se energizam, atuando como um canal. O chakra base também funciona como absorção da nossa energia. Já ouviu aquela história de que os animais sugam nossa energia ruim, limpando? É exatamente isso que acontece.
Te conecta!
Mas o que é energia vital?
É a energia responsável pela existência, o sopro da vida, é uma força maior que da direção à vida, ou seja, que nos faz comer, mover, respirar, falar, pensar, etc. É o combustível para nossa existência terrestre.
Os elementos básicos da nossa existência são:
- Alimentação
- Respiração
- Sono
Concorda que sem estes elementos não vivemos? Lembra da história do carro, que falei no início deste artigo? A energia vital é responsável por fazer tudo isso funcionar, ou seja, que dá direção à vida.
Quando estamos conectados, abrimos nosso campo de energia, abrimos nossos Chakras e passamos a receber e trocar esta energia vital, isso estimula nossas glândulas endócrinas e nosso corpo funciona, pensando em toda essa questão química mesmo.
Chakras desalinhados
E quando estamos desconectados? Baixamos nossa vibração, nossa saúde mental é afetada e ocorre todo um desequilíbrio, quimicamente falando.
“Para pra pensar se esse é o teu lugar”
Mas como a gente se desconecta?
Através de pensamentos negativos, stress, alimentação ruim e hábitos negativos.
Conhecer os Chakras é também um exercício de autoconhecimento, pois a partir do momento que você sabe para que serve cada chakra e suas principais funções, você rastreia a sua energia e sabe exatamente onde precisa se reconectar, qual campo precisa de mais atenção.
Os sete principais Chakras
1º Chakra Básico ou raiz (Muladhara): Cor vermelho. É o primeiro chakra e está localizado na região do períneo. É responsável pelas glândulas suprarrenais. Este chakra também tem sua energia conectada com a terra, ou seja, como o próprio nome diz, muladhara que vem da palavra Mula e significa raiz e Dhara , que significa apoio, tem o papel de aterramento, das necessidades básicas, ou seja, questões relacionadas a sobrevivência (dinheiro, medo, alimentação, sono).
Mantra: LAM
Quando ele está desequilibrado? Desânimo, indisposição, torcicolo, insegurança, sentimento de estar desconectado (sem chão), medo, sensação de não aceitação, agressividade e paranoias.
2º Chakra Umbilical (Swadhistana): representado pela cor laranja, localizado abaixo do umbigo. Sua energia está conectada com o elemento água. É chamado de energia sexual. Está ligado aos ovários, testículos, esperma e tudo relacionado aos órgãos de reprodução. A energia sexual também está relacionada à criatividade, a criação em todos os sentidos, ao prazer físico, mental e espiritual.
Mantra: VAM
Quando ele está desequilibrado? Ciúmes, problemas sexuais, problemas na bexiga, impotência.
3º Chakra: Plexo Solar (Manipura Chakra): cor amarelo. Elemento fogo. Tem função na personalidade e autoconfiança. Onde se localiza o seu poder pessoal, o ego. Localizado dois dedos acima do umbigo.
Mantra: RAM
Quando ele está desequilibrado? Necessidade de controle, ganância, falta de empatia, indecisão, insegurança. Problemas digestivos, desequilíbrio nos rins e fígado.
4º Chakra Cardíaco (Anahata Chakra): Cor rosa ou verde. Elemento éter (todos os elementos). Está localizado bem a cima do coração. Onde se encontra seu amor (próprio e pelos outros), bondade, compaixão, relações emocionais.
Mantra: YAM
Quando ele está desequilibrado? Perde o amor próprio, coloca as vontades dos outras outras pessoas em primeiro lugar.
5º Chakra Garganta (Vishuddha Chakra): Cor azul-celeste ou azul claro. Elemento: éter. Localizado em frente a garganta. Ligado a comunicação, quando está equilibrado, você sabe usar as palavras e se comunicar com facilidade.
Mantra: HAM
Quando ele está desequilibrado? Dificuldade em expressar opiniões e de se impor. Problemas na garganta.
6º Chakra Terceiro Olho (Ajna): Cor azul índigo. Elemento éter. Ligado a concentração, intuição, energia psíquica. Conhecido como o terceiro olho. Quando equilibrado, você se sente conectado.
Mantra: AUM
Quando ele está desequilibrado? Desconectados de experiências espirituais e intuitivas. Dores de cabeça.
7º Chakra Coronário (Sahasrara): Cor violeta ou branco. Elemento éter. Ligado a consciência, nos liga a energia superior. Alcançar o equilíbrio deste chakra é um objetivo para todas as pessoas espiritualistas, o desejo de transcender.
Mantra: SHAM
Quando ele está desequilibrado? Não é possível, já que é um chakra com energia da consciência. Por estarmos em um mundo material e sermos seres humanos, a ideia é trabalhar com o desenvolvimento espiritual.
Mas o que o Yoga tem a ver com isso tudo?
Photo by Erik Brolin on Unsplash
Agora que você sabe como os chakras atuam, a sua importância para o corpo e mente, sua atuação junto com a energia vital e as questões que levam a desequilibrar os chakras, pense um pouco sobre como se manter equilibrado durante sua rotina diária neste mundo tão caótico? Exatamente, com o Yoga!
Estamos propensos a passar por situações que nos levam a este desequilíbrio, por isso é importante que possamos manter nossa mente elevada, com pensamentos edificantes e positivos. O yoga ajuda a reequilibrar nossos chakras, além de todos os outros benefícios , como reduzir o stress, fortalecer os músculos e diminuir a ansiedade. Não é uma maravilha?
Para cada chakra, existe um ásana que auxilia no equilíbrio, ativando positivamente.
Que tal começar a praticar yoga em 2020 e melhorar sua saúde física e metal?
Gostou deste artigo?
Comente sobre suas impressões e suas experiências.
E por falar em Yoga, você está procurando acessórios para as suas práticas? Em nosso site disponibilizamos todos os acessórios que você precisa. Clique aqui e encontre tapetes, faixas, bolsas, porta mat, Iyengar, kuruntas, bolster e muito mais.
Namastê 🙏
2 respostas