Virabhadrasana 1 (ou a postura do Guerreiro 1) é um poderoso ásana que expressa coragem, determinação e força – qualidades que podemos incorporar ao praticá-lo.
Do sânscrito Vira significa herói, Bhadra, auspicioso e Asana, postura.
Esta é uma postura relativamente simples, no entanto, ela requer concentração, atenção à respiração e presença, para que possamos nos mover para sua expressão mais profunda. Assim, Virabhadrasana 1 nos permite superar nossas limitações físicas, mentais e emocionais.
Se fizer sentido para você, durante a execução da postura, experimente se imaginar combatendo as barreiras que impedem o seu florescimento espiritual.
A postura do Gurreiro 1 nos traz múltiplos benefícios:
- Ajuda a desenvolver resistência e estabilidade;
- Alonga a região torácica e facilita a respiração profunda;
- Alivia tensões nos ombros e pescoço;
- Alonga os músculos das panturrilhas;
- Fortalece as pernas;
- Alonga a coluna e o músculo psoas;
- Energiza o corpo.
Veja abaixo algumas dicas de alinhamento para a execução da postura:
Cuidados e contraindicações:
- Em caso de lesão nos ombros: Experimente manter os braços afastados na largura dos ombros ou mais, ou mantenha as mãos na cintura.
- Para lesões na cervical: Mantenha a cabeça em uma posição neutra, não olhe para cima.
- Para lesão no joelho: Diminua o afastamento entre as pernas ou pratique com uma cadeira:
- Para lesão na região lombar: Pratique a variação com o calcanhar de trás suspenso e os dedos do pé de trás apontados para frente:
- Gestantes: Pratique Ashwa Sanchalanasana ou pratique Virabhadrasana 1 com as pernas menos afastadas:
A mitologia por trás de Virabhadrasana
De acordo com a mitologia Hindu, Virabhadra é um guerreiro criado pelo Deus Shiva para vingar a morte de sua esposa Sati.
A historia conta que o rei Daksha Prajapati, pai de Sati, não aprovava o casamento de sua filha com o Deus Shiva. Por isso, um certo dia, o rei organizou um ritual religioso, convidou todos os amigos e parentes próximos, mas não convidou nem Sati, nem Shiva. Inconformada, Sati foi até o evento, se jogou em uma fogueira e se suicidou na frente do pai.
Shiva foi até o local e ficou extremamente irritado e desolado em ver sua esposa morta. Então, ele puxou uma mecha de seu cabelo e jogou-a no chão, de onde surgiu um guerreiro. Ele chamou esse guerreiro de Virabhadra e o enviou para matar Daksha e todos os presentes no ritual.
Por fim
Se quiser saber mais sobre Virabhadrasana 2, a Postura do Guerreiro 2 clique aqui. E se quiser saber mais sobre Virabhadrasana 3, clique aqui.
Ah! E você sabia que agora temos uma Plataforma de Yoga online? A Plataforma de Yoga Online Om Joy está linda, já com mais de 200 aulas disponíveis. Clique aqui e saiba mais.
Boas práticas!