Mindfulness no Trabalho e Yoga, vamos colocar em prática?

Leitura: 3 min

Mindfulness no Ambiente de Trabalho: que tal deixar o Yoga te ajudar a limpar a desordem da sua mente e te tornar mais produtivo?

O segundo dos Yoga Sutras traz “Yogas chitta vritti nirodha” que significa “Yoga é a resolução das agitações da mente.” Pense em um típico dia de trabalho seu e algumas das “agitações da mente” que você encara. Talvez elas tomem a forme de um prazo muito apertado, ou um colega de trabalho difícil de lidar ou mesmo uma questão mais delicada de controle de qualidade… Se você estiver de fato se preocupando com essa difícil situação você está provavelmente se tornando um pouco mais estressado apenas ao pensar sobre isso. Quando você não pratica a atenção plena e se preocupa com qualquer situação a sua mente fica agitada e o estresse acaba tomando conta.

Isso mostra como temos nos tornado seres habilidosos em criar estresse em nossas mentes e ficamos agitados apenas ao pensar em situações estressantes. Ansiosos, criamos histórias em cima de nossa percepção da realidade e nos sentimos frustrados ao invés de tentar trabalhar em direção à solução.

Voltando ao Yoga no comentário sobre esse sutra Swami Satchidananda diz: “Todo o mundo externo é baseado nos seus pensamentos e atitude mental. O mundo inteiro é sua própria projeção e é por isso que Yoga não se preocupa muito sobre mudar o mundo externo. O homem é o reflexo da sua própria mente, aprisionamento ou libertação estão dentro de cada um. Se você se sente limitado, está limitado. Se você se sente livre, está livre. As coisas de fora não aprisionam e nem libertam você, só a sua atitude é capaz disso.”

Então como o Yoga pode ajudar? Através da limpeza da mente e na conquista de uma diferente perspectiva, abaixo seguem algumas dicas:

Antes do Trabalho

– Defina uma intenção para o seu dia e coloque isso como uma afirmação. Ela pode ser tão simples como “estar presente”. Repita essa intenção durante o dia sempre que a sua mente se direcionar para uma resposta já condicionada;

– Tenha ciência das obrigações e preocupações que você carrega e não deixe que elas tomem o controle antes sequer de chegar ao escritório. Aceite tudo que vier, mas desapegue dos resultados;

Durante o Trabalho

– Ao chegar no escritório ou na sua mesa faça tarefas importantes para o seu bem-estar antes sequer de abrir o e-mail. Dessa forma você estará sendo atentamente proativo antes de focar no barulho e demandas dos outros e passar a se tornar apenas responsivo às necessidades deles;

– Ao sentir o estresse se aproximando respire profundamente 5 vezes tentando reconhecer as agitações da mente naquele momento, reconhecendo-as pelo que elas são e não deixando-se levar pelas mesmas;

– Após isso alivie a tensão com um giro de cabeça e ombros e retorne às suas tarefas revigorado;

Após o Trabalho

– Acabe o dia com uma lista de tarefas para o próximo dia, libertando-se daquela rotina. Ao terminar a lista respire profundamente desapegando de tudo aquilo ao exalar o ar;

– Antes de sair faça uma varredura do corpo e alguns exercícios de consciência corporal para desfocar da mente e se atentar ao corpo novamente.

Quando você tem um momento que seja de atenção plena e observa as histórias e preocupações que a própria mente criou e como aquilo cria agitação e ansiedade nos pensamentos você é capaz de abordar o trabalho com muito mais foco e clareza. Você ficará mais alerta e atento e após isso perceber que que você é capaz de utilizar seu tempo de forma muito mais produtiva.

E aí, bora colocar isso em prática? Namastê! 🙂

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