Você sabe o que é Yogaterapia?

Leitura: 3 min

Você já ouviu falar em Yogaterapia? Sabe de que forma ela se diferencia de uma aula de Yoga regular?

Hoje vamos te contar um pouquinho mais sobre esta prática.

O que é Yogaterapia

Embora toda prática de Yoga seja potencialmente terapêutica e curativa, a Yogaterapia é a aplicação específica das ferramentas do Yoga, isto é, posturas, exercícios de respiração e técnicas de meditação, para atender às necessidades físicas, mentais e emocionais particulares de uma pessoa.

Em outras palavras, a Yogaterapia visa auxiliar no tratamento de uma determinada condição de saúde, bem como proporcionar o bem-estar integral do praticante.

Diferentemente de uma prática de Yoga convencional, feita com diversos alunos, a Yogaterapia é feita individualmente, com um professor e um aluno.

Por exemplo, para uma pessoa que sente dores, ou que tem uma hérnia de disco na região lombar, o terapeuta indicará posturas específicas que desenvolvam a mobilidade, o alongamento e o fortalecimento desta região.

No caso de um paciente lidando com stress pós traumático, ele provavelmente conduzirá a prática visando regular a ação do sistema nervoso e distensionar o corpo.

A Yogaterapia nos ensina a sentir e compreender nosso organismo como um todo – sensações físicas, respiração, pensamentos e emoções.

Como funciona?

Em um primeiro momento, o professor buscará compreender e conhecer as questões particulares de seu aluno.

Feito isso, constrói-se um plano de ação para as sessões de Yogaterapia e, além disso, o terapeuta indicará práticas de Yoga viáveis para o aluno implementar em sua rotina.

Isto é bacana porque fornece ao aluno diversas habilidades, conhecimentos e maior autonomia para se autoajudar.

Aplicações

A Yogaterapia pode ser uma grande aliada no tratamento de diversas condições, tais como:

  • Mialgia;
  • Depressão;
  • Ansiedade ou crises de pânico;
  • Dores articulares;
  • Déficit de atenção;
  • Alcoolismo;
  • Stress pós traumático.

Benefícios da Yogaterapia

  • Autopercepção

Durante a prática exercitamos a habilidade de concentração simultânea no corpo e na mente. Assim, naturalmente, desenvolvemos maior autoconsciência (dentro e fora da prática) sobre nossos estados de tensão.

Isso nos possibilidade viver de forma mais ativa do que reativa. Em outras palavras, aprendemos a responder ao stress de forma mais consciente do que inconsciente.

  • Gentileza

A gentileza é um dos princípios fundamentais do Yoga e ao longo na nossa jornada, seremos sempre encorajados a cultivar uma atitude mais gentil tanto com nós mesmos, quanto com os demais.

Desenvolver a qualidade da gentileza traz amplas (e boas) mudanças para nossas vidas – nos tornamos capazes nos compreender e acolher mais, melhoramos a qualidade do nosso discurso interno e cultivamos relacionamentos mais saudáveis.

  • Saúde física

A Yogaterapia não deixa de ser uma atividade física – aliás, muito completa. Afinal, desenvolvemos tanto a mobilidade, quanto alongamento e ganho de força.

Movimentar o corpo melhora a nossa disposição e a saúde e funcionamento dos nossos órgãos.

  • Redução de estresse

Nós sabemos que dor (ou a nossa percepção da dor) e o estresse estão sempre relacionados. Quanto mais nervosos ficamos, mais dor sentimos. E sobre este aspecto, a Yogaterapia é incrivelmente benéfica, pois as meditações e exercícios respiratórios têm, efetivamente, um poder calmante sobre o organismo.

Por fim

Vale dizer que além de todos os benefícios mencionados acima, a Yogaterapia nos ensina a viver de forma mais presente. Ela nos encoraja a experenciar o que quer que esteja acontecendo. Ela nos ensina a responder às situações com mais sabedoria.

E o cultivo dessas práticas inevitavelmente trará boas transformações para nossos corpos e para nossas vidas.

***Caso queira saber um pouco mais sobre os benefícios que o Yoga traz, leita este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram