Virabhadrasana III – Guerreiro III – Dicas e Curiosidades

Leitura: 4 min

Guerreiro III: Eu me mantenho equilibrado frente aos desafios, acolhendo as lições nele contidas.

Posturas de Equilíbrio

Um dos pilares da prática de Yoga são os ásanas de equilíbrio, os quais requerem uma boa dose de concentração e foco. Dentre eles podemos citar as posturas da Meia-Lua, Árvore, Dançarino e a do Guerreiro III, uma das mais clássicas de todas.

E se você puder dedicar um tempinho extra da sua prática para focar em ásanas de equilíbrio, certamente irá colher grandes benefícios! E sabe o que é mais bacana dessas posturas? Elas trazem benefícios não só físicos, como também emocionais e mentais. É algo facilmente replicável no nosso dia-a-dia, na nossa vida.

Fisicamente o equilíbrio nos ensina a ativar aqueles músculos mais profundos, que coordenam diferentes partes do nosso corpo tornando-o um todo integrado e potente. Já do lado mental e emocional, trabalhar o equilíbrio nos ajuda a desenvolver um foco mais aguçado, bem como a capacidade de manter-nos concentrado frente às oscilações inevitáveis da vida.

Virabhadrasana – Guerreiro III

Dentro das posturas de equilíbrio, uma das mais clássicas é o Guerreiro III, em sânscrito Virabhadrasana III.

Quanto ao seu simbolismo, esse ásana fortalece o centro de gravidade do corpo, abaixo do umbigo, nos convidando a buscar o equilíbrio dinâmico no momento presente, cultivando equanimidade frente aos desafios. Nos convoca, assim, a honrar o passado e a nos abrir para as possibilidades infinitas do futuro.

Abaixo as principais ativações para uma execução segura e correta do ásana:

Benefícios

  • Fortalece pernas e tornozelos
  • Ajuda no alinhamento da coluna
  • Mantém a mente focada
  • Melhora a coordenação, equilíbrio e postura corporal
  • Tonifica o abdômen
  • Cria estabilidade pélvica e escapular

Contra-Indicações e Cuidados

  • Em caso de dor lombar ou qualquer problema nos joelhos, busque o auxílio de um profissional capacitado para que ele possa indicar quais variações você deve praticar.

Posturas Preparatórias / Complementares

  • Vriksasana (Árvore)
  • Ardha Chandrasana (Meia-Lua)
  • Natarajasana (Dançarino)

Guerreiro III e Ajustes para Equilíbrio dos Doshas

  • Vata: pratique com foco no enraizamento e no centramento;
  • Pitta: pratique com os braços em “T” com foco na abertura do coração;
  • Kapha: foque no calor gerado pela postura;

E falando em Dosha e Ayurveda, temos um artigo super bacana sobre alimentação, Yoga e Ayurveda! Clique aqui para conferir.

Modificações e o Uso de Props no Guerreiro III

Esse ásana é bastante desafiador para iniciantes e conquistar o correto alinhamento pode ser difícil até mesmo para praticantes mais experientes. Em ambos os casos, seja para adaptar ou refinar o ásana, o uso de acessórios pode ser bastante benéfico para uma evolução mais segura.

Para conseguir o alinhamento necessário ao mesmo tempo em que se equilibra em uma só perna você pode usar uma cadeira e uma parede.

Usando Cadeira e Parede

Coloque uma cadeira distante da parede o equivalente a 2x o comprimento de sua perna. Se possível cubra a cadeira com um cobertor de sua preferência.

Fique de pé na metade da distância entre a parede e a cadeira. Firme um dos pés na parede, com os dedos apontando para o chão, e apoie as mãos na cadeira à sua frente. Mantenha sempre o corpo perpendicular ao chão.

Uso de cadeira e parede para execução do Guerreiro III
Como usar cadeira e parede no ásana

Para execução dessa variação você pode usar qualquer cadeira da sua casa, mas caso queira uma que foi desenvolvida especificamente para a prática de Yoga no nosso Site temos um modelo que segue o padrão de Pune na Índia. Confira aqui.

Usando Bloco

Caso você já se sinta confortável no Guerreiro III, desafie-se no ásana colocando seu pé em um bloco. Nesta modificação o mais importante é deixar seu tronco absolutamente paralelo ao solo.

Com essa ação você sentirá os músculos da perna cada vez mais engajados para controlar a postura. Concentração e foco na mente também são extremamente necessários aqui. À medida que nos acostumamos a nos equilibrar em uma perna, nossa atenção pode vagar e aqui que está o charme dessa variação.

Ficar no bloco irá focar sua atenção até que seu foco esteja tão aguçado quanto o olhar de um falcão, e o corpo estará em alerta máximo também porque saberá que está se equilibrando em uma superfície elevada.

Guerreiro III - Variação com Bloco
Variação usando o bloco

Aqui é super importante um bloco de EVA mais denso, com pelo menos 500g, ou um bloco de madeira. Isso proporcionará a segurança necessária para execução do ásana e protegerá seus ligamentos e tendões.

Vamos praticar o Guerreiro III?

Essa é uma postura linda e vale super a pena inclui-la na sua prática! Uma dica valiosa para essa postura é manter o olhar fixo. Essa simples ação promove de imediato uma maior estabilidade e pode ser usada em qualquer outra postura de equilíbrio também.

E lembre-se: guerreiros não nascem com um “gene da bravura”. Bravura é uma habilidade a ser conquistada e ao alcance de todos! Guerreiros aprendem a usar seus recursos ao máximo pois eles percebem que a maior parte das batalhas da vida acontecem em nossa mente, as quais são conquistadas com calma e estratégia, e não pela simples improvisação.

Esperamos que a postura Virabhadrasana III permita que você desenvolva sua própria estratégia para alcançar todo o seu poder interior, enquanto você se mantém firme dentro e fora do mat.

Somos todos guerreiros!

Namastê

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram