Tipos de Tapete de Yoga – Cortiça – Por que escolher?

Leitura: 3 min
Tapete de Cortiça

O que é a cortiça?

Você já ouviu falar de tapete de cortiça? Talvez você não saiba exatamente o que é a cortiça, mas certamente já viu ela em uma garrafa de vinho: cortiça é um dos materiais utilizados para fabricação das rolhas.

Sendo assim a cortiça nada mais é do que a casca do sobreiro, ou seja, é 100% vegetal e natural! E por ser a casca, ela se recompõe naturalmente, logo, sua extração é super sustentável e não agride o meio-ambiente.

Quais as vantagens?

Aos poucos a cortiça tem conquistado seu espaço por ser um material sustentável e eco-friendly, e não é à toa que vem ganhando adeptos no mundo do Yoga. Você mesmo já deve ter visto alguém praticando em um tapete de yoga de cortiça, ou mesmo usando blocos desse material. Claro que são lindos, mas além disso há várias razões inquestionáveis para escolher esse material. Confira abaixo.

Eco-friendly e sustentável

A principal razão para que praticantes escolham um mat de cortiça é o fato dele ser naturalmente sustentável e amigo do meio-ambiente. Afinal, praticar Yoga é muito mais do que realizar posturas físicas, e com a prática vem toda uma filosofia de vida junto. Escolher uma superfície natural para praticar o Yoga não só beneficia você como também ajuda o meio-ambiente.

Além disso temos a cortiça como um material 100% biodegradável, reciclável e reutilizável. Como ela é feita da casca do sobreiro, nenhuma árvore é cortada em sua extração, fazendo dela uma escolha ainda mais acertada para o seu tapetinho.

Superfície antiderrapante e super aderente

Os tapetes de entrada são normalmente feitos de PVC e EVA, e é muito comum que as mãos e pés escorreguem durante a prática. Com o tapete de cortiça isso não acontece, uma vez que ele possui um grip excelente para dar toda a sustentação e apoio necessários. Se você realiza práticas vigorosas como Ashtanga, Vinyasa ou Hot Yoga, saiba que esse tipo de tapete irá te trazer muito mais segurança e estabilidade nos ásanas! Posso dizer com toda a tranquilidade que é o material mais antiderrapante que você poderá encontrar para praticar.

Material antibacteriano

Depois de praticar e suar por todo o tapetinho é comum nos questionarmos se o material irá ficar com algum forte odor e como deve ser feita a limpeza. E aqui vai uma boa notícia: em um mat de cortiça você não vai precisar se preocupar muito com isso!

A cortiça é naturalmente antibacteriana, o que faz com que esse tipo de tapete seja higiênico e não fique com mau cheiro. Basicamente é autolimpante! Em outras palavras, as propriedades antimicrobianas naturalmente encontradas na cortiça matam os germes e as bactérias e também previnem os odores. Todos os yogis podem se alegrar sabendo que isso lhe trará paz de espírito durante a prática, e também reduzirá a frequência com que você precisa limpar o tapete.

Durável e resistente

Falando em sustentabilidade é bacana tentarmos aumentar a vida útil dos produtos que consumimos, e nesse ponto a cortiça sai na frente também. O material é super resistente, afinal, vem da casca de uma árvore! Ele irá durar por muitos anos, fazendo com que a necessidade de renovação seja reduzida substancialmente.

Maior conforto

A cortiça possui uma estrutura celular com milhões de células que formam pequenas “bolhas de ar”. Essa particularidade faz com que a esse tipo de tapetinho forneça o amortecimento ideal para a prática, um equilíbrio perfeito entre conforto e firmeza.

Beleza natural

O mat de cortiça traz consigo um conceito minimalista: natural, elegante e simples. E convenhamos: precisa mais do que isso? Seu aspecto natural traz uma sensação de paz e serenidade para o ambiente, fazendo-o ideal para praticar tanto ao ar livre como em ambientes fechados.

Leve e fácil de transportar

Quando falamos em tapetes sustentáveis e antiderrapantes é comum pensarmos nas alternativas feitas com borracha natural, todavia, esse tipo de tapete costuma ser pesado e difícil decarregar. Com o tapetinho de cortiça não temos esse problema! Sua composição permite que ele seja leve ao mesmo tempo em que possui uma boa densidade, fazendo dele uma excelente alternativa para quem costuma se deslocar muito e viajar.

Conclusão

Depois de tantos benefícios você pode estar se perguntando quanto vai custar um tapetinho com tamanha qualidade. E aqui vai mais uma boa notícia: o preço é super acessível! Na nossa loja virtual você consegue conferir todos os detalhes e muito mais. Basta acessar aqui.

Além disso, salientamos que é importante sempre termos cuidado com o tapetinho, independente do material que ele é feito. Para conferir nossas principais dicas, basta acessar esse outro artigo no blog. Sempre bom lembrar também da importância de uma bolsa para carregar o mat, e achamos que a  bolsa rústica cai super bem aqui.

Resumindo, podemos dizer que a cortiça é um material excelente para quem busca alta performance e uma alternativa ecológica e sustentável. Uma das melhores alternativas para os yogis naturais e preocupados com o meio-ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram