Você sabe o que é acupuntura?
A acupuntura é um método terapêutico milenar originário da China, tem ai uns 5 mil anos de idade. O conselho Federal de Medicina brasileiro reconheceu-o em 1995 como especialidade médica.
Um pouco mais de história…
Há cerca de 700 anos a.C, os chineses descobriram que o aquecimento do corpo com a ajuda de pedras ou areia, aliviava dores abdominais. Estes dados encontram-se no livro “Hwang Ti Nei Jing”. No livro Acupuntura Clássica Chinesa, de Tom Sintan Wen, o autor relata que em vários lugares da China foram descobertas agulhas de pedra junto com outros instrumentos de cura.
Alguns escritos em casca de tartaruga, mostra que em 2704-2100 a.C a acupuntura já possuía um certo desenvolvimento.
Os benefícios
Como falamos no artigo “Você conhece Fitoenergética?”, todos nós possuímos 7 corpos (dentre eles, o físico), e todos nos acompanham durante nossa vida, porém, em dimensões diferentes. As doenças e dores originam-se no nível energético e gradualmente chegam no corpo físico.
Temos músculos, órgãos, veias, artérias e também uma rede de transmissão energética, que também é responsável por nutrir o nosso corpo.
A acupuntura vai trabalhar na parte energética e também nas terminações nervosas do nosso corpo.
Quando as agulhas são inseridas, elas vão enviar uma mensagem para o sistema nervoso central, responsável pela medula e cérebro, liberando diversos neurotransmissores, desencadeando efeitos como:
- Anti-inflamatório
- Relaxamento muscular
- Analgésico
- Reforço do sistema imunológico
- Ansiedade
- Distúrbios do sono
- Asma, enfisema, bronquite
- Anomalias circulatórias, AVC e angina de peito
- Rinites e alergias
- Fobias
- Depressão
Quando o sistema nervoso é estimulado, ele ajuda a harmonizar todo o funcionamento do nosso organismo.
Como é feito o tratamento?
A sessão de acupuntura funciona assim:
- Primeiro é feito uma avaliação energética, com a finalidade de identificar as causas dos problemas do paciente, observando os sintomas.
- Nesta avaliação, são feitas algumas perguntas, como: histórico familiar, hábitos da pessoa, histórico de doenças.
- Questões físicas são observadas, como pulsos, por exemplo
- Após a identificação, o profissional irá definir os pontos para inserção das agulhas
- As sessões duram de 15 a 25 minutos
- As agulhas são esterilizadas e descartáveis
Uma curiosidade, a acupuntura não se limita ao uso de agulhas, ela pode ser feita com ímãs, sementes de mostarda, esferas metálicas, cristais, etc.
Como são as mudanças após o tratamento?
Após o tratamento, nosso Yin e Yang são alterados, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o Yin e Yang são polos opostos de uma energia chamada QI, que está presente em todo o universo, esta energia pronuncia-se “tchi”.
Além do Yin e Yang, existem outros cinco estados de energias diferentes referentes aos cinco elementos. Cada um destes elementos é responsável por controlar um órgão, porém como tudo está interligado, é importante trabalhar com todas as energias, harmonizando-as e equilibrando-as.
- Terra: baço/pâncreas, boca, músculo
- Metal: pulmões, nariz
- Fogo: coração, língua
- Água: rins, ouvido, bexiga, osso
- Madeira: fígado, olhos, tendão
As emoções também estão associadas a determinados órgãos:
- Alegria coração
- Raiva: fígado
- Medo: rins
- Preocupação: pulmão
Em muitos casos, é aconselhado após as sessões, uma mudança na alimentação e na rotina do paciente.
É normal sentir certa estranheza, pois o padrão energético vai mudar e a pessoa pode sentir estímulos diferentes do que estava acostumada.
Várias terapias integradas
O tratamento é benéfico tanto para a mente como para o corpo, porém, é importante ter acompanhamento de outras terapias, como acompanhamento psicológico, para o caso de depressão e outros. Quanto mais, melhor!
Se observe!
É importante observar-se, no artigo sobre “Mindfulness”, falamos sobre os benefícios da auto observação, não apenas sua respiração, mas sensações, gostos, etc.
De acordo com a Medicina Chinesa em relação aos elementos, uma pessoa deprimida apresenta desequilíbrio no pulmão, desequilíbrios no yin e yang podem estar associados a dor nas costas e os rins. Lembra quando eu falei que tudo está interligado em nosso corpo?
A Acupuntura é adotada por vários profissionais da saúde, como veterinária, psicologia, enfermagem, etc. Ela visa reestabelecer a saúde dos pacientes e só tem a acrescentar junto à outras terapias.
Você já conhecia? Já participou de algumas sessões?
Conta aqui pra gente
Até o próximo artigo!