Conheça Metta Bhavana – a Meditação da bondade amorosa

Leitura: 4 min

Você já ouvir falar na meditação da bondade amorosa? O nome original desta prática é Metta Bhavana, que vem da língua Pali.

Pali é uma língua indiana muito antiga, foi usada nas escrituras do Budismo Teravada, alguns dizem que é uma forma simplificada do Sânscrito.

Traduzindo, Metta significa “amor” (no sentido não romântico), “amizade” ou “bondade”, então, sua melhor tradução seria “bondade amorosa”.

Bhavana significa “cultivo” ou “desenvolvimento”.

Alguns estudiosos dizem que essa prática é essencial e complementar à prática de meditação de atenção plena, porque enquanto uma desenvolve nosso foco e atenção, a outra cultiva compaixão, amor e empatia.

Intercalando e praticando ambas, estimulamos as duas partes do cérebro: a racional e a emocional.

Considero essa meditação um excelente exercício para expansão das nossas capacidades humanas e mentais.

É também uma forma prática para acessarmos nossos sentimentos.

Como é a prática de Metta Bhavana?

Existem diferentes maneiras de se praticar Metta Bhavana, mas vou descrever a que considero mais eficaz.

A meditação é feita em 5 estágios, em que direcionamos sentimentos compassivos para:

  1. Nós mesmos.
  1. Alguém que gostamos muito.
  1. Uma pessoa neutra (que não conhecemos muito bem, não gostamos e nem desgostamos).
  1. Alguém com quem estamos tendo dificuldade de se relacionar no presente.
  1. Todos os seres vivos que habitam na terra.

Você pode meditar durante o tempo que sentir ideal, 15, 20, 25 ou 30 minutos divididos em 5 intervalos.

Você precisará de sinos de intervalo para indicar as mudanças de estágios, então sugiro usar algum aplicativo de meditação em que você possa configurar o tempo da meditação e os sons de intervalo. O “Insight Timer” é uma opção, ou você pode usar os alarmes do celular.

Ao tocar o sinal, geralmente a primeira pessoa que lhe vier à mente é a pessoa certa para a meditação daquele dia.

Passo a passo 

  • Sente-se confortavelmente com a coluna e pescoço alongados e alinhados.
  • Comece fazendo algumas respirações mais profundas até o abdômen, e comunique à sua mente que esse é um momento especial e que você quer se concentrar.
  • Então, deixe a respiração acontecer em seu ritmo natural por alguns instantes.
  • “Escaneie” brevemente o seu corpo para distensionar tudo que está contraído.
  • Comece o primeiro estágio (autocompaixão) entrando em contato com você.

Como?

Antes de começar a se desejar bem e pensar coisas positivas, torne-se consciente de você, sinta sua presença integral no momento presente, incluindo todos os seus aspectos positivos e negativos. Respire com isso.

Comece a levar sua atenção à região do coração. Quando levamos a atenção ao coração, conseguimos sentir o amor e a bondade que temos dentro de nós. Se conecte com isso.

Então olhe para você de forma compassiva, compreensiva, com acolhimento e admiração. Respire com isso.

Em seguida, comece a se desejar coisas boas, por exemplo: “”que eu disfrute de boa saúde, que eu possa ser feliz, que eu me sinta forte, iluminado(a), em paz, que eu tenha uma boa semana, que a vida me ensine e que possa evoluir para o bem, que eu seja amado, que eu possa amar, etc. Deseje tudo o que você sentir que seja autêntico e natural.

  • Repita esse procedimento para as etapas seguintes.
  • Para o 2º, 3º e 4º estágios, iniciamos sempre com a visão mental da pessoa escolhida à nossa frente, sentindo a real presença dela. Só depois disso avançamos para desejos positivos. Dessa forma a meditação se torna mais concreta, autêntica e verdadeira- sem a romantização utópica da pessoa.
  • Para o último estágio (todos os seres vivos), podemos começar com as pessoas que estão na nossa casa, prédio, rua, bairro, cidade, estado, país, continente e ir expandindo para todo o mundo. Pode ser difícil, mas tente não racionalizar tanto, apenas sentir em seu coração a existência de todas essas vidas, e desejar coisas boas a todos: harmonia, compreensão, gentileza ou o que você sentir natural e autêntico. A energia gerada por essa prática é valiosa e é sentida, mesmo que num nível sutil.
  • Antes de finalizar a prática, tire alguns instantes para simplesmente respirar e prestar atenção em como você se sente.

Considerações

Não se julgue se você se distrair. Ao se perceber distraído, apenas e gentilmente volte a atenção para a prática. Muitas pessoas têm dificuldade de concentração no terceiro estágio (alguém neutro), o importante é ´praticar e cultivar presença.

Não desanime ou se culpe se você não estiver conseguindo desejar, ou sentir coisas boas em relação a qualquer uma das pessoas da meditação (inclusive você).

Se esse for o caso, mantenha-se na etapa em que apenas sente a presença da pessoa, e observe com curiosidade seus pensamentos e sentimentos.

Uma dica é trazer à percepção que essa pessoa é tão humana quanto você. Ela sente prazer, dor, tem esperanças e medos, quer amar, ser amada e não quer sofrer.

Se quisermos melhorar qualquer relação difícil, nossa única opção é mudarmos à nós mesmos. E isso pode vir da compreensão (por mais que difícil) de nossos equívocos e ilusões. São eles que muitas vezes que impedem a nossa sensação de conexão com a pessoa.

Por exemplo:

– Egoísmo: Os outros não estão agindo da maneira que achamos que eles deveriam;

-Orgulho: Pensamos que eles são melhores do nós ou nós somos melhores do que eles;

-Culpa: Nós os culpamos pelos sentimentos negativos que temos;

– Inveja: Eles têm algo que queremos

Pratique e veja a transformação acontecer!

Metta Bhavana é uma ótima ferramenta para acessarmos o que realmente sentimos e escolher cultivar a compreensão e a compaixão em relação à todos os seres, inclusive e, principalmente, em relação à nós mesmos porque se não conseguirmos amar a nós mesmos, não poderemos amar aos outros (é clichê mas é real).

Por isso, o primeiro estágio é o mais importante!

“A meditação sobre o amor e a compaixão é a nossa melhor proteção” – Dalai Lama.

Na internet e nos aplicativos de meditação você encontrará meditações de Metta Bhavana guiadas!

Por fim, Se quiser saber mais sobre outros estilos de meditação, neste outro texto falamos sobre a prática de entoação de mantras!

Com carinho,

Até a próxima,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram